É
um assunto muito importante para nossa formação, mais pouco comentado no nosso
meio escolar, comparativamente à sua importância, diz respeito à relação entre os
gestores das unidades educacionais e o uso das novas tecnologias de informação
e comunicação no ambiente escolar.
As escolas só
tenham a ganhar com o uso das novas tecnologias de informação e comunicação,
tanto do ponto de vista pedagógico como do ponto de vista administrativo, ainda
há uma lacuna bem pronunciada entre a compreensão da necessidade desse uso e a
implementação efetiva dessas novas tecnologias na escola.
Ao usar as
novas tecnologias que, em um primeiro momento, se parece com um bicho de sete cabeça, a
mais na árdua tarefa de gestão do ambiente escolar, acaba se mostrando uma
solução de problemas na medida em que pequenas ações vão se somando e
produzindo uma escola mais dinâmica, com um ensino de melhor qualidade e uma
gestão menos complexa.
Às vezes
gestores têm dificuldade em lidar com essas novas tecnologias quanto o corpo
docente da escola e isso lhes dá, assim como dá ao corpo docente, a falsa
impressão de que a tecnologia é um problema a mais e, por isso, quanto menos
tecnologia mais simples será o processo de gestão da escola. Mas esse é um erro, porque na prática vem mostrando ser danoso.
As escolas
que usam das novas tecnologias e modernizaram tanto a prática pedagógica quanto
os processos administrativos descobriram que é possível realizar as mesmas
tarefas que antes com um esforço muito menor e, além disso, perceberam que as
novas tecnologias também criam novas possibilidades que não existiriam sem
elas.
Investir no
uso das novas tecnologias não demanda a elaboração de projetos mirabolantes e
nem a necessidade de recursos exorbitantes. Esse investimento pode ser gradual,
com pouco ou nenhum recurso, e não precisa estar atrelado a um projeto
específico da Secretaria de Educação, da Diretoria de Ensino ou de alguma
instituição paralela.
O gestor não
precisa ter um grande domínio da tecnologia para programar essas ações e gerir
esse plano, mas precisa ter sensibilidade para procurar na própria escola e na
comunidade as pessoas que têm uma proximidade maior com essas tecnologias e
delegar a elas as tarefas que requerem implementações práticas. Cabe ao gestor escolar o papel de criar e manter condições para que essa equipe possa trabalhar com
autonomia e disponibilidade de recursos, sendo o ingrediente fundamental para o
sucesso desse projeto apenas a predisposição dos gestores ao uso das novas
tecnologias de informação e comunicação.
A escola de atual ainda está muito presa ao tradicionalismo que acabam tornando a gestão “uma atividade burocrática e um eterno serviço de
bombeiro, que está sempre apagando incêndios”, ao invés de permitir
a ela uma atividade de gerenciamento inteligente de recursos e projetos. Se,
por um lado isso é verdade em muitas escolas, por outro, a única forma que
quebrar esse circulo vicioso é tomando firmemente a decisão de quebrá-lo.
Há muitas
experiências de sucesso que podem ser compartilhadas e adaptadas, mas para isso
a gestão precisa procurar sua própria inserção digital e precisa aprender a
trabalhar de forma colaborativa também com seus pares. Diretores e
coordenadores que “não tiram o pé da escola” e não procuram soluções entre seus
pares, dificilmente verão nascer dentro de sua própria escola as soluções que
gostariam de ver implementadas e, mais dificilmente ainda receberão algum
“pacote de soluções prontas”.
Olá Rita Soares achei muito coerente o seu texto e compreendo a importância da inclusão digital na gestão escolar, creio que devemos nos atualizar e nos preparar diariamente par se adequar aos avanços tecnológicos parabéns pelo seu trabalho. Gisele Aniceto!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde Rita!
ResponderExcluirGostei muito da maneira como você abordou a inclusão digital e o papel do Gestor Escolar. Acredito que para que possamos avançarmos neste processo, devemos nos aliarmos as ideias e sugestões dos professores de informática que na grande maioria apresentam um maior domínio dos meios tecnológicos e podem apresentar propostas de trabalho que comtemplem as necessidades atuais.
Abraços!
Maria José Soares Machado Gobbi
Igarapava - São Paulo